Nelore Fest celebra ano de recuperação econômica da pecuária nacional

A série de altas no preço da arroba do boi influenciou também na liquidez dos leilões e no investimento da pecuária de corte

Para suprir essa demanda do mercado, no entanto, é preciso aumentar a produtividade e inserir touros melhoradores no rebanho, uma alternativa muito usada pelos pecuaristas.

“O crescimento do melhoramento genético no Brasil está muito rápido. Nós, do Canal Rural, encurtamos esse elo, colocando em nossos leilões, buscando essas vendas que estão sendo bem fortes. Para 2020, acreditamos em um ano muito esperançoso com essas mudanças no mercado e a força da carne que está chegando. O Brasil tem tudo manter e crescer muito mais ainda”, disse o diretor de Pecuária do Canal Rural, Plínio Queiroz.

Nas exportações de carne bovina, a expectativa também é positiva segundo o diretor da JBS, Renato Costa. “Para o ano que vem, vamos manter as exportações pra Ásia, como a China, mas podemos falar também da Indonésia. Os embarques começaram no último mês e temos o ano todo pra trabalhar. É um mercado importante também, com 270 milhões de pessoas e ainda há a possibilidade dos Estados Unidos. Então, estamos realistas, porém otimistas”.

Com esse mercado aquecido, a previsão para 2020 é de investimento ainda maior no setor. “Eu vejo alguns criadores investindo cada vez mais nas suas fazendas, comprando mais propriedades tanto para agricultura como para pecuária, com investimento até em técnica de irrigação para ser mais produtivo. É uma coisa que puxa a outra, o que traz muita perspectiva para o ano que vem”, contou o pecuarista João Aguiar Alvarez.

O otimismo também tomou conta do criador Hélio Robles de Oliveira. “Acredito que após esse período bastante difícil, com a recuperação do PIB, a economia e esse novo governo promovendo as reformas que são necessárias par ao país, a gente não tem dúvida de que o ano que vem será também muito importante e que a pecuária vai puxar bem, como puxou até hoje, o PIB brasileiro”.

Fonte: https://www.canalrural.com.br/

logo_RODAPE